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Videoaulas Prof. Nivaldo Lemos
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Linha 8: | Linha 8: | ||
==== Fundamentos da Termodinâmica ===== | ==== Fundamentos da Termodinâmica ===== | ||
- | Uma formalização com maior rigor matemático da termodinâmica e de suas bases mecânico-estatísticas pode ser encontrada no texto anexo. A relação de referências é muito boa, incluindo aquelas relacionadas com a primeira formalização axiomática da termodinâmica (Carathéodory e o casal Ehrenfest): {{fundtermo.pdf|FT}} | + | Uma formalização com maior rigor matemático da termodinâmica e de suas bases mecânico-estatísticas pode ser encontrada no texto anexo. A relação de referências é muito boa, incluindo aquelas relacionadas com a primeira formalização axiomática da termodinâmica (Carathéodory e o casal Ehrenfest): {{fundtermo.pdf|FT}}. |
- | No artigo anexo, a formulação axiomática da termodinâmica de Carathéodory é discutida em termos elementares: {{68.pdf|Carath}} | + | No artigo anexo, a formulação axiomática da termodinâmica de Carathéodory é discutida em termos elementares: {{68.pdf|Carath}}. |
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+ | Uma discussão do programa de axiomatização da Física empreendido pelo matemático David Hilbert, precursor da proposta de Carathéodory, pode ser encontrada no texto anexo: {{:art_3a10.1007_2fbf00375141.pdf|DH}}. | ||
==== Caminho para a Reversibilidade ===== | ==== Caminho para a Reversibilidade ===== | ||
Linha 16: | Linha 18: | ||
No artigo em anexo, a ser publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, se explora e generaliza um pouco mais a questão de transmissão de calor tratada no problema 16 da lista 2: | No artigo em anexo, a ser publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, se explora e generaliza um pouco mais a questão de transmissão de calor tratada no problema 16 da lista 2: | ||
{{:1303.2911.pdf|Revers}} | {{:1303.2911.pdf|Revers}} | ||
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+ | ==== Transformações de Legendre ==== | ||
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+ | O livro texto introduz as transformações de Legendre de maneira um tanto resumida, e na aula extendemos um pouco o tema de forma análoga à apresentada no livro do Callen. Abaixo há um artigo que discute em mais detalhe o tema, apresentando aplicações dessas transformadas em outras áreas da Física: | ||
+ | {{:lt070902.pdf|TL}} | ||
Linha 31: | Linha 38: | ||
**Sir Arthur Stanley Eddington (1927):** | **Sir Arthur Stanley Eddington (1927):** | ||
- | //A lei de qua a entropia sempre cresce ocupa, eu penso, a posição | + | //A lei de que a entropia sempre cresce ocupa, eu penso, a posição |
suprema entre as leis da natureza. Se alguém lhe aponta que a sua | suprema entre as leis da natureza. Se alguém lhe aponta que a sua | ||
teoria preferida está em desacordo com as equações de Maxwell- pior | teoria preferida está em desacordo com as equações de Maxwell- pior | ||
Linha 61: | Linha 68: | ||
Veja a página do curso "Fenômenos térmicos" da UFABC, onde se adota uma exposição da termodinâmica com mais ênfase em suas bases mecânico-estatísticas: http://bc0303.googlepages.com/ | Veja a página do curso "Fenômenos térmicos" da UFABC, onde se adota uma exposição da termodinâmica com mais ênfase em suas bases mecânico-estatísticas: http://bc0303.googlepages.com/ | ||
- | Surgiu na aula a dúvida sobre como funcionam as geladeiras a gás ou a querozene, que não usam energia elétrica. Acredito que hoje, com a maior disponibilidade de energia elétrica mesmo em áreas rurais, sejam menos utilizadas, mas ainda são comercializados modelos desse tipo. Ao contrário das geladeiras convencionais, que funcionam com um ciclo termodinâmico com duas pressões distintas, essas geladeiras têm um ciclo essencialmente a uma só pressão, utilizando um truque engenhoso no evaporador, induzindo a evaporação do fluido utilizado no ciclo (amônia) pela presença de um gás inerte (hidrogênio). Veja mais detalhes nas páginas abaixo e note que A. Einstein e seu estudante na época, L. Szilárd, inventaram alguns modelos de geladeiras desse tipo em 1926 e chegaram a patenteá-los: | + | Surgiu na aula a dúvida sobre como funcionam as geladeiras a gás ou a querozene, que não usam energia elétrica. Acredito que hoje, com a maior disponibilidade de energia elétrica mesmo em áreas rurais, sejam menos utilizadas, mas ainda são comercializados modelos desse tipo. |
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- | http://en.wikipedia.org/wiki/Gas-absorption_refrigerator http://en.wikipedia.org/wiki/Einstein_refrigerator | + | |
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- | Esta página da rede inclui muitas informações sobre termodinâmica clássica e estatística, de qualidade variada. Vale a pena procurar pois há muita coisa boa: | + | |
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- | http://tigger.uic.edu/~mansoori/Thermodynamics.Educational.Sites_html | + | |
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- | Veja nesta página animações e descrições de vários ciclos termodinâmicos (agradeço a José Carlos Tenório da Silva pela indicação): | + | |
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- | http://www.animatedengines.com | + |